As parcerias sólidas com clientes e fornecedores têm ajudado muitos empreendedores a passar pela crise. Em alguns casos, parceria também tem ajudado alguns nichos a se manter firmes no mercado.

Pode parecer simples, mas criar parcerias sólidas demanda planejamento. É necessário ter estratégias e metas claras, além de esclarecer, também, como cada parte pode contribuir com o negócio. É importante interagir com seus clientes e fornecedores criando um vínculo mais forte, estabelecendo uma relação de comprometimento e confiança.

Quando uma base de clientes é criada, um histórico a respeito deles pode ser utilizado para acompanhar suas aquisições, devoluções, reclamações, elogios, etc. Analisando estes dados é possível traçar estratégias para melhorar seu serviço e estimular novas compras. Ferramentas de cadastro de clientes são grandes aliados para criar esta base.

O bom relacionamento com fornecedores também é muito importante, pois, graças a ele, é possível obter produtos e serviços de maior qualidade com um custo mais justo, agregando valor ao seu produto. Com uma parceria com seu fornecedor, você será capaz de acompanhar o avanço tecnológico da sua área e manter seus estoques sempre atualizados com um preço competitivo.

Para manter o bom relacionamento com seus clientes e/ou fornecedores, é importante manter uma boa comunicação, saber as necessidades de todos, promover parcerias, alinhar os processos, manter os pagamentos em dia e ser transparente.

No cenário atual, onde enfrentamos uma das maiores crises econômicas mundiais da história, as parcerias são ainda mais importantes. A crise traz novas oportunidades para que as empresas se apoiam, e aqueles que possuem relações comerciais sólidas sofrem menores impactos que os outros.

https://revistapegn.globo.com/apoie-o-negocio-local/noticia/2020/04/como-parcerias-podem-impulsionar-sua-empresa-durante-crise-do-coronavirus.html

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/parcerias-entre-fornecedores-e-empreendedores,38ac438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

https://acsp.com.br/publicacao/s/6-dicas-para-fazer-parcerias-e-alavancar-a-sua-empresa-na-crisehttps://dinheirama.com/9-dicas-para-fazer-parcerias-estrategicas-realmente-eficazes/

https://www.ionsistemas.com.br/blog/relacionamento-com-fornecedores/

Escreva um comentário