Um enorme desafio atualmente, durante a pandemia, é manter o estoque de acordo com as necessidades do seu negócio. Para muitos, foi necessário aumentar a quantidade estocada, enquanto, para outros, foi preciso fazer promoções para diminuir a quantidade de produtos acumulados.

O estoque nada mais é que capital parado, portanto, não o controlar adequadamente pode gerar prejuízo. Gerir de maneira adequada seu estoque possui vantagens além de diminuir perdas e conseguir atender com qualidade seus clientes. Com uma gestão eficaz é possível conseguir descontos em grandes compras de insumos e praticar melhores preços com maiores margens de lucro.

Num momento de crise, um bom gerenciamento de estoque não pode ser baseado em experiências anteriores. O modo de compra dos clientes mudou, e, por isso, o modo de venda da empresa precisa se adequar. Investir num sistema de captação e análise de dados a respeito de quando e como seu público costuma consumir ajuda a direcionar suas compras e seu estoque.

A gestão precisa levar em consideração, também, a localização e o espaço físico da estocagem, que deve garantir condições adequadas de armazenamento, fácil localização dos produtos e possibilidade de controle de entradas, saídas e perdas de materiais. Realizar inventários periódicos é uma maneira de visualizar a rotatividade de produtos e aumentar a segurança, pois é possível analisar perdas e evitar furos nas contagens.

Se o estoque estiver parado, também é necessário que estratégias sejam adotadas. Descontos para compras à vista, desconto na compra de dois ou mais produtos da loja, facilitação de pagamento e promoções em geral são maneiras de girar o material parado, além de criarem a possibilidade de fidelização de novos clientes.

O custo de diversas matérias primas cresceu juntamente com a demanda pelos produtos. Com as lojas físicas fechadas e o crescimento do delivery, o mercado de embalagens cresceu, e manter os estoques suficientes para conseguir atender com qualidade a todos os clientes necessitou de dedicação e estudos por parte dos empresários do ramo. Fazer suas compras prevendo uma alta necessidade de embalagens devido à alta saída de produtos aumenta a qualidade e a velocidade de seu atendimento, fidelizando o cliente e aumentando os lucros.

Escreva um comentário