A seladora a vácuo é método de conservação que retira o ar de uma embalagem, formando um ambiente estéril em seu interior. Ela é uma grande aliada das indústrias de alimentos, já que o método de conservação proporcionado por ela possibilita um prolongamento considerável da duração dos produtos, pois diminui drasticamente o surgimento de bactérias.

Utilizar uma seladora a vácuo possui outras vantagens, além apenas da maior qualidade de conservação do alimento. São elas, por exemplo, redução de desperdício, maior higiene e maior agilidade no processo de embalagem. As embalagens a vácuo podem ser usadas também para condicionar papeis, produtos químicos, fotografias, etc. Produtos embalados a vácuo podem chegar a durar 5 vezes mais se comparado àqueles em embalagens convencionais.

Ao adquirir uma máquina seladora, alguns fatores são importantes para selecionar o modelo. O espaço a ser ocupado pelo equipamento, a quantidade de produtos que devem ser embalados, a complexidade de manuseio e o tipo de embalagem desejada.

Os modelos mais comuns de seladoras são manual e automático, além de estarem disponíveis, também, as seladoras industriais. As industriais são indicadas para quem possui uma demanda maior e necessidade de automatização no processo e produtividade, ideal para grandes empresas. Os outros modelos são ideais para empresas menores ou até mesmo para uso domiciliar.

Outra grande diferença entre os modelos domésticos e industriais é que os industriais costumam utilizar gases para a embalagem, aumentando a qualidade e preservando melhor o produto.

Quando utilizada para alimentos, algumas embalagens a vácuo podem ir tanto ao freezer quanto ao micro-ondas sem que haja dano ao produto. As embalagens são reutilizáveis, recicláveis e podem, inclusive, ser higienizadas em lava-louças.

Uma técnica de cocção que vem crescendo recentemente e utiliza embalagens à vácuo é o Sous Vide, utilizado em restaurantes e também em residências. O termo significa “sob vácuo” e o método consiste no cozimento em baixas temperaturas e exige que os alimentos estejam embalados a vácuo em plásticos próprios e resistentes. O tempo do preparo do alimento pode variar entre 2 e 72 horas e a temperatura deve ser controlada, geralmente entre 50ºC e 80ºC, para manter a integridade do alimento, seu sabor e suas características nutricionais. Após a cocção, o alimento embalado pode ser congelado diretamente até seu consumo. Além disso, é possível utilizar a técnica, também, para descongelar alimentos, crus ou não, sem danificar a embalagem e em menor tempo.

O tempo de vácuo é importante, porque significa que cada equipamento possui um período para eliminar o ar da embalagem. Quanto maior for a sua necessidade de embalagem, menor deve ser o tempo de vácuo da sua seladora. Modelos domésticos podem demorar até um minuto para retirar o ar, enquanto modelos industriais podem gastar menos de 15 segundos.

A quantidade de embalagens que deve ser feita também é um fator importante, pois existem modelos que selam apenas um pacote por vez, enquanto existem outros que fazem duas ou mais selagens ao mesmo tempo.

Existe, também, limite da pressão a vácuo, sendo importante observar o tipo e a quantidade de produto a ser armazenada em cada embalagem.

Caso haja dúvidas a respeito de que modelo escolher, não hesite em procurar um consultor especializado que te ajude e garanta que sua escolha seja a ideal para sua necessidade. Nós, da CD Embalagens, estamos à disposição para que sua compra seja assertiva.

Fonte:

https://www.guia55.com.br/seladora-a-vacuo/#:~:text=Quando%20for%20escolher%20um%20modelo,e%20a%20praticidade%20no%20uso.

https://www.reviewbox.com.br/seladora-a-vacuo/

https://autonomobrasil.com/seladora-vacuo-domestica/

https://www.google.com/search?q=porque+usar+seladora+a+vacuo&oq=porque+usar+seladora+a+va&aqs=chrome.1.69i57j33i22i29i30l5.5719j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Escreva um comentário