O planejamento de compra de insumos sempre foi fundamental para as empresas e, com a pandemia no ano de 2020, se tornou ainda mais importante. As incertezas que rondam o abastecimento em todos os tipos de mercado fazem com que seja imprescindível que haja um controle extremamente rígido de compra de materiais para produção.

A abertura e o fechamento de mercados nacionais e internacionais ao redor do mundo aconteceram em momentos diferentes para locais diferentes, o que impactou diretamente naqueles que estavam em fases díspares, portanto, é necessário entender não só o mercado no qual sua empresa está inserida, mas também tudo o que envolve sua produção desde o início.

Independentemente do porte de sua empresa, pequena, média ou grande, é necessário que seja estabelecido um planejamento de compra de insumos para que não falte produtos e não gere impacto na produção.

Então, como você pode ter um bom planejamento de compra para a sua empresa?

É importante que haja um monitoramento constante de seu volume de insumos e um plano periódico de compras, que considere aspectos sazonais. O gerenciamento de fornecedores é um grande aliado no controle de estoque, pois, ao notar que não será possível realizar toda a sua compra num só lugar, deve-se estar atento a outros parceiros que possam suprir suas necessidades.

Outro ponto muito importante para manter seus estoques sempre num nível seguro é ter parcerias longas com fornecedores, pois, firmando este tipo de acordo, sua empresa garante que haverá prioridade para suas compras e, num caso de possível desabastecimento geral, seu negócio sofrerá as menores consequências possíveis. Além disso, os contratos de longo prazo com fornecedores de qualidade podem, também, gerar contratos comerciais com menores valores, aumentando, assim, o lucro da empresa.

Para que não haja quebra de confiança com o consumidor final, a organização é fundamental. O cumprimento de prazos e a qualidade do produto vendido são os fatores que, quase sempre, fidelizam o cliente. Cumprir seus compromissos é o que garantirá seu crescimento e estabelecimento no mercado.

Ainda está com dificuldades em comprar e administrar seu estoque? Entre em contato com a CD e veja as nossas condições para fornecer os insumos para a sua empresa!

FONTES:

IBID. 4 dicas para fazer um planejamento de compras eficiente. Disponível em: <https://www.ibid.com.br/blog/4-dicas-para-fazer-um-planejamento-de-compras-eficiente//>

ORIONTEC. Como fazer o planejamento de compras? Disponível em: <https://blog.oriontec.com.br/como-fazer-o-planejamento-de-compras/>

ROYAL MÁQUINAS. 4 truques para barganhar a compra de insumos para a sua propriedade rural. Disponível em: <https://www.royalmaquinas.com.br/blog/4-truques-para-barganhar-a-compra-de-insumos-para-a-sua-propriedade-rural/>

WEBPIC. As principais estratégias na hora de fazer uma compra para sua indústria de confecção. Disponível em: <https://industweb.com.br/blog/as-principais-estrategias-na-hora-de-fazer-uma-compra-para-sua-industria-de-confeccao/>

Escreva um comentário