O local de trabalho é onde passamos grande parte do nosso tempo, e, muitas vezes convivemos mais com nossos colegas do que com nossa família. Por isso é fundamental que tenhamos um ambiente de qualidade para que sejamos produtivos e façamos deste tempo algo leve e prazeroso.

Muito se fala em produtividade, e podemos defini-la como uma relação entre os bens produzidos e todos os fatores utilizados para sua produção, como trabalho, tempo e matérias primas.

Um fator muito importante para a qualidade do espaço de trabalho, que impacta diretamente na produtividade, é a ergonomia. Esta é a ciência que desenvolve normas para organizar o trabalho, focando nas características físicas e psíquicas de todos. Seu objetivo é proporcionar bem estar, aumentando a produtividade e o desempenho dos trabalhadores.

Cada atividade possui seu risco ergonômico, portanto, os casos são analisados individualmente afim de encontrar a melhor solução possível. A promoção de conforto, segurança e qualidade reduzem a penosidade e facilitam a adaptação ao trabalho. Bem aplicada, a ergonomia no trabalho traz inúmeros benefícios, como a valorização do trabalho, redução do absenteísmo (faltas e afastamentos), aumento da produtividade, prevenção de doenças laborais e aumento da produtividade. 

Quando uma empresa investe no bem estar físico, com equipamentos novos, setorização adequada, áreas de convívio e relaxamento agradáveis, tecnologia de ponta, boas ventilação e luminosidade, entre outros, faz com que seus funcionários sintam-se felizes e importantes, e, por consequência, que produzam mais.

Além da ergonomia, o estado emocional dos trabalhadores é muito importante para a qualidade e o desenvolvimento satisfatório do trabalho. Pesquisas indicam que trabalhadores felizes ficam 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% mais. Para alcançar estes índices, é importante que haja incentivo à individualidade, que haja inclusão, que todos saibam da importância do bem estar para os negócios e que ferramentas específicas de tecnologia sejam usadas a favor do bem estar.

A posição dos empregadores é de suma importância e os chefes devem se posicionar para garantir que as ações sejam assertivas. É importante que haja clareza sobre as metas e sobre a insatisfação sobre algo. Deve-se também demonstrar a importância da qualidade de vida de todos para o ambiente, estando atentos à indícios de transtornos como ansiedade, depressão e Burnout, por exemplo.

O desenvolvimento técnico dos colaboradores proporciona não só aquilo que já é esperado, capacitação, mas também maior confiança e tranquilidade ao realizar suas tarefas. Feedbacks são uma maneira de deixar líderes e funcionários próximos, pois dão abertura para conversas francas que são capazes de identificar erros e aprimorar os serviços.

Comunicação e planejamento internos são investimentos no desenvolvimento da relação próxima entre empresa e empregados. Reuniões periódicas com participação ativa de todos faz com que os funcionários se sintam cada vez mais parte da organização. O envio de e-mails marketing e jornais com as novidades favorece o desenvolvimento de uma relação de confiança entre todos.

Um ambiente de trabalho agradável, pensado para o bem estar dos colaboradores, faz com que todos se sintam mais motivados e engajados em entregar o seu melhor para a empresa. Os empregadores devem saber que, para aumentar realmente a qualidade de vida dos trabalhadores, é necessário que as ideias sejam implantadas de fato.

BEECORP. Como criar um bom ambiente de trabalho? Disponível em: <https://beecorp.com.br/blog/razoes-para-investir-em-um-bom-ambiente-de-trabalho/>.

BEECORP. Ergonomia no trabalho: como ela aumenta a produtividade. Disponível em: <https://beecorp.com.br/blog/ergonomia-como-ela-pode-aumentar-a-produtividade-da-empresa/>.

EU ESTUDANTE. Investir na saúde mental dos trabalhadores gera produtividade. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2020/09/4876668-investir-na-saude-mental-dos-trabalhadores-gera-produtividade.html>.

KENOBY. Como criar motivação no trabalho e aumentar a produtividade? Disponível em: <https://kenoby.com/blog/motivacao-no-trabalho/>.

SITEWARE. 7 dicas para melhorar a eficiência de um trabalho em equipe. Disponível em: <https://www.siteware.com.br/produtividade/dicas-para-melhorar-eficiencia-trabalho-equipe/l>.

Escreva um comentário